Cada vez mais joinvilenses se preocupam antecipadamente com a viagem de férias. E quem planeja garante as melhores opções
Dezembro nem chegou na metade e já está deixando muitos joinvilenses em clima de férias. Nas agências de turismo da cidade, a frase "pacotes de viagens disponíveis apenas para o Carnaval" é repetida diriamente.Com hotéis agendados, casas de praia alugadas ou passagens marcadas, são muitos os joinvilenses que estão prontos para embarcar. E alguns lugares continuam sendo os preferidos.
Para a temporada que está começando, as praias do Nordeste são as preferidas dos viajantes de Joinville. De acordo com o vice-presidente da Associação Brasileira das Agências de Viagem de SC (Abav), Mário Lobo Filho, 40% dos pacotes têm como destino hotéis e resorts em Natal e Fortaleza.
— O que leva a este destino é a variedade de opções, tanto no que diz respeito ao preço, quanto à qualidade dos roteiros em relação à hospedagem. O que reflete na relação custo/beneficio —, explica a gerente da CVC do Shopping Mueller, em Joinville, Innes Sebben.
Embora o Nordeste continue sendo a região mais procurada, há outros destinos e opções para as férias pelos quais a procura cresce rapidmente.
Os cruzeiros e as viagens ao exterior estão ganhando mais espaço na atenção dos turistas. As agências afirmam estar vendendo até 30% a mais pacotes ao exterior do que no ano passado e até 50% mais viagens de navio.
Entre os motivos para o aumento está o bom momento da economia do Brasil - que graças à oferta de crédito permite parcelamentos de viagens em até 24 vezes ou em dez vezes sem juros - e a cotação do dólar, favorável aos brasileiros que querem ir para o exterior.
— A procura é alta a ponto dos pacotes estarem praticamente esgotados para o fim do ano. No caso das passagens aéreas, a situação exige mais atenção, pois além de serem influênciadas pelo bom momento da economia, elas também estão mais concorridas —, alerta o vice-presidente da Abav.
Ainda dá tempo de providenciar a lista de tarefas para garantir as férias dos sonhos. (Clique aqui e confira as dicas).
— Mas quem está esperando as ofertas de última hora, comuns no final do ano, pode ficar na mão —, diz Lobo Filho.
TUDO ACERTADO DESDE MARÇO
A supervisora administrativa Camila Bucci Reinert Bugad, de 30 anos, e o marido dela, o engenheiro químico Robert Budag, de 34, estão programando a primeira viagem de férias em família.
O casal e outros oito parentes vão passar uma semana em um cruzeiro pela costa brasileira. A viagem foi possível graças ao planejamento e à possibilidade de parcelar.
— Começamos a procurar possibilidades no início do ano, vimos viagens para o Nordeste, Sul, até que a agência nos sugeriu um cruzeiro. Fechamos o pacote em março. Optamos por um cruzeiro por já estar tudo incluso e por ser uma forma de a família ficar junta —, conta Camila.
— A procura por cruzeiros está até 50% maior do que em 2009. As pessoas descobriram as vantagens deste tipo de viagem, onde há alimentação inclusa e é possível conhecer vários lugares. A viagem, que antes era algo distante, de muito glamour, agora cabe no bolso de todos, não apenas do chefe —, explica a agente de viagens da SBTur, Suélin Carvalho.
O gerente comercial da corretora de câmbio Confidence, Adriano Baema, aconselha os turistas que vão passar as férias em mar aberto a antecipar em levar a moeda americana em espécie para o navio.
— O câmbio costuma ser abusivo no navio. O mais recomendado é levar em espécie e trocar por créditos assim que chegar na embarcação. Usar o cartão de crédito internacional é uma opção, mas as taxas costumam ser caras —, diz.
BOA HORA PARA IR AO EXTERIOR
Buenos Aires, Miami, Orlando, Chile, Canadá, Israel, Paris. O número de joinvilenses em busca de viagens ao exterior cresceu em até 30% este ano, de acordo com as agências de viagem. A cotação favorável do dólar é apontada como um dos principais motivos para a alta, mas a oferta de crédito também está incentivando as viagens.
— A procura aumentou tanto para viagens de turismo como para intercâmbio para estudos ou trabalho. A baixa cotação do dólar é o principal motivo, pois além de estar baixo, está estável. A possibilidade de parcelar também está tornando as viagens ao exterior mais acessíveis, pois hoje é possível pagar em até 24 vezes —, explica o sócio da Central de Intercâmbio em Joinville, Jaime João Ferreira Filho.
— A queda do dólar fez aumentar também a procura por destinos diferentes. Ainda que os joinvilenes prefiram viagens para os Estados Unidos, Paris e Itália, este último por causa da descendência, também estamos vendendo bem para a Israel, por exemplo —, diz a agente de viagens da SBTur, Suélin Carvalho.
Com mais joinvilenses indo para o exterior, faz crescer também a procura por moeda estrangeira. A expectativa do gerente comercial da corretora de câmbio Confidence, Adriano Baema, é de que a procura aumente 40% em dezembro.
fonte: Clicrbs
Nenhum comentário:
Postar um comentário